A Window to the Future nasceu há cinco anos, numa conjugação de oportunidade, vontade e desafio. O responsável pela empresa, António José Matos, ou Tozé, como é conhecido por todos, falou com a Revista Business Portugal sobre a experiência de viver e trabalhar no Algarve.
“Fundei a empresa em 2013, no seguimento de uma empresa familiar que o meu pai possuía. Aproveitando todo os conhecimentos que fui adquirindo e uma vez que já trabalhava no Algarve desde o ano 2000, conhecia muito bem o mercado da construção civil, bem como os potenciais investidores e que viriam a ser os meus clientes mais tarde. Tinha ainda dois clientes que tinham projetos para construir duas moradias e que faziam questão que eu fosse o responsável pela execução da obra”.
A juntar a isto, Tozé tinha ainda a vontade de arriscar, pois tinha atravessado uma situação grave de saúde, da qual tinha recuperado totalmente, e sentia que a vida lhe tinha dado uma segunda oportunidade. “Criei uma equipa, onde juntei a experiência de pessoas que tinham trabalhado comigo anteriormente e que me davam garantias com elementos novos que vieram acrescentar capacidade técnica e de execução de todos os trabalhos, perfeitamente enquadrados com a realidade dos novos materiais, que surgem no mercado. Garanti-lhes condições para que viessem trabalhar aqui, assegurando alojamento e refeições, bem como uma ida a casa – a Marco de Canaveses – de 15 em 15 dias, com os custos também sustentados pela empresa”.
Tozé considera que o mais importante são as pessoas que consigo trabalham, sobretudo tendo em atenção a falta de mão de obra. “A falta de gente para trabalhar é muito grave e está a afetar todos os setores. É um problema transversal. As pessoas que aparecem para trabalhar são imigrantes, que facilmente encontram outro trabalho e vão embora. Tenho que fazer uma gestão muito apertada do pessoal para conseguir ter em todas as obras gente de confiança, com quem o cliente pode falar e expor qualquer questão que tenha. É importante garantir a satisfação dos meus colaboradores porque fazer um bom trabalho e apresentar qualidade é o que nos garante, enquanto equipa, o trabalho seguinte”. Neste momento, a equipa fixa da Window to the Future é de 12 pessoas e existem 40 colaboradores externos à empresa.
Materiais únicos e construção diferenciada
O cliente para o qual a Window to the Future trabalha e o tipo de construção civil que executa só são possíveis de encontrar na região algarvia. Tozé conta com vários exemplos de moradias construídas pela sua empresa que são exemplos de moradias de luxo, com o máximo requinte, elegância e sofisticação.
“Muitas casas que construímos aparecem em revistas da especialidade. Os meus clientes são pessoas que estão dispostas a investir valores avultados numa moradia, mas esta tem de ficar exatamente como foi pensada”. Trabalhando maioritariamente com estrangeiros, alguns dos quais investidores, Tozé sabe que o mínimo detalhe faz a diferença. “A nossa empresa tem de estar totalmente dentro da Lei e cumprir todos os regulamentos, como Segurança e Ambiente, para poder, desde logo, dar um orçamento para uma obra milionária, porque a maioria destes clientes fazem questão de trabalhar com empresas idóneas e sem problemas com o Estado ou os tribunais”.
Depois de lhe ser adjudicada a obra, a Window to the Future realiza todo um planeamento para um trabalho ‘chave na mão’: “tenho parcerias com outras empresas, que garantem que tudo o que o cliente idealizou se concretiza. Daí a importância de ter em obra gente de confiança. Tenho de garantir que o cliente chega, expõe uma questão e que isso me chega, para que eu ou os meus colaboradores resolvam”.
A arquitetura, para este nível de clientes, também é diferente. “Há casas que só construí porque trabalho no Algarve. Não faria aquelas obras em mais nenhum outro local do país. Aqui, os arquitetos podem ser mais arrojados nas suas criações porque sabem que, em primeiro lugar, alguém vai comprar aquela moradia ou, por outro lado, a casa já tem um dono, mas é uma pessoa de espírito aberto e que gosta de inovação e arquitetura contemporânea”.
As inovações arquitetónicas refletem-se nos materiais usados na construção das casas. O vidro, enquanto material nobre, é um dos materiais mais utilizados atualmente, o que obriga a inovar quando se trata da sustentação do edifício. “Temos casos em que a obra, para quem vê de fora, parece suspensa, mas isso deve-se à introdução de técnicas de execução inovadoras. Neste caso específico, deve-se à utilização de cabos de pós-tensão, normalmente utilizados em pontes ou outras obras de arte, precisamente para garantir a sustentação das mesmas. Estes cabos asseguram o equilíbrio e a segurança da construção, mesmo não havendo pilares. Todas estas técnicas requerem muita formação das nossas equipas, bem como a contratação de empresas especializadas para garantir sempre a qualidade e segurança da obra”.
No que respeita ao isolamento da habitação, também existem muitas novidades no mercado: “a Window to the Future utiliza sempre os melhores materiais, tendo sempre uma grande preocupação com isolamento térmico e acústico, realizando sempre que possível os devidos testes que garantam ao nosso cliente um grande conforto na utilização diária da sua moradia. Damos muita importância à escolha de uma boa caixilharia e respetivamente um bom vidro, material cada vez mais utilizado, para que a Certificação Energética obtenha a melhor classificação possível, pois cada vez mais as construções devem ser eficientes. Garantindo um bom isolamento, faz com que a solução de climatização não se torne um peso demasiado grande na manutenção da moradia”.
Para trabalhar com alguns materiais, é necessária uma formação específica, que Tozé faz questão de ter e de garantir a quem consigo trabalha: “existem soluções construtivas muito interessantes e já bastante avançadas, mas que necessitam de formação. Desde que vim trabalhar para o Algarve, fui confrontado com alguns materiais e soluções novas, sobre as quais tive de me informar. É importante perceber como funcionam os materiais e como se pode tirar o máximo partido deles. Vamos falar com os fornecedores, fazemos formações, para nos certificarmos de que o material está a ser bem aplicado e o que o cliente conseguirá o melhor resultado possível”.
Muitos destes materiais inovadores são portugueses e Tozé trabalha maioritariamente com empresas nacionais. “Já temos materiais de excelente qualidade, inclusive recentemente juntamente com um parceiro de trabalho, da área da metalomecânica, conquistamos uma Menção Honrosa por um dos trabalhos que fizemos, nomeadamente em Vilamoura, na gala da SAPA deste ano. Sempre que posso, os meus fornecedores são portugueses, pois devemos dar valor ao que produzimos em Portugal e assim contribuir para a nossa própria economia”.
Especializados em moradias de luxo
A Window to the Future é uma empresa especializada na construção e reconstrução de moradias de luxo. Atualmente, tem a decorrer seis obras – três em Lagos e três em Vilamoura – todas elas investimentos avultados. “Os clientes que temos são muito bons e com isso tentar prestar o melhor serviço para garantir qualidade, segurança, sustentabilidade e rigor. Temos clientes que investem numa moradia dois milhões de euros para demolir e construir uma casa nova, totalmente à sua imagem. É com esta realidade que lidamos diariamente e sabemos que não podemos cometer erros, pois irá prejudicar todo um trabalho, toda uma ideia que foi concebida. Damos muita importância aos prazos de execução e previamente elaboramos um planeamento para que nada falhe, pois os contratos têm prazos e devem ser cumpridos.
Até agora, nunca entregámos uma obra fora do prazo, sendo que alguns destes projetos têm prazos um pouco superiores a um ano”. As moradias executadas pela empresa chegam a ter mais de 600 m2, o que obriga a uma gestão de materiais, prazos e pessoas bastante grande: “o cliente tem de sentir que o seu dinheiro está a ser bem aplicado. Estamos a falar de valores avultados e o nosso cliente e o seu conforto será sempre a nossa prioridade”.
O Algarve é uma região de oportunidades
“Estou muito satisfeito com a aposta que fiz em mudar-me para cá”, garante Tozé Matos. “A qualidade de vida é ótima e, se a pessoa for séria, honesta e trabalhadora, as oportunidades aparecem, seja em que setor for”. No caso da Window to the Future, o responsável pela empresa assegura que o segredo do sucesso está na forma como é feito o trabalho – com entrega, dedicação, profissionalismo e paixão pela arte de construir e no facto de ter fomentado na equipa de trabalho um espírito familiar e de bem-fazer, que define a empresa perante o cliente.